Como prometido aqui fica a receita de acompanhamento de escamudo escalfado no leite, e este pudim, gratinado é excelente, para vos dizer consegui fazer o meu querido mudar de ideias sobre as beringelas. Se você também tem recalcitrantes de berinjela, experimente este gratinado e tenho certeza que eles mudarão de ideia. Nunca tinha cozinhado beringelas assim (inteiras no forno) e francamente é óptimo porque não requer preparação e nem gordura adicionada… mais uma receita a refazer. Encontrei esta receita no blog de uma gatinha dos marmelos, apenas modifiquei ligeiramente as quantidades. Agradeço aos meus pais pelas beringelas porque vêm da horta deles e nós gostamos.
Ingredientes : para 4 pessoas
- 800g de beringelas (se possível não muito grandes)
- 100g de queijo feta
- 2 ovos
- 100g de queijo ralado
- 1 fatia de pão
- leite
Preparação :
Fure as beringelas com uma faca e grelhe-as inteiras (sob a grelha do seu forno, sobre a chama do seu gás ou na churrasqueira), virando-as regularmente até que a pele esteja bem queimada (garantia de um delicioso sabor a fumado).
Deixe as beringelas esfriarem um pouco, corte-as ao meio e retire a polpa com uma colher. Deve ficar cremoso e bem cozido. Escorra a carne para extrair o máximo de suco possível (pressionando se necessário com as mãos ou uma colher) e amasse grosseiramente com um garfo.
Retire a côdea da fatia de pão e cubra com leite. Deixe de molho por alguns minutos e esprema para remover o máximo de leite possível.
Noutra tigela, amasse o queijo feta com um garfo, junte o pão escorrido, os ovos e metade do queijo ralado. Misture bem e acrescente tudo à berinjela picada. Misture tudo, sal (levemente porque o queijo feta já está) e pimenta.
Despeje tudo em uma assadeira untada com óleo, polvilhe o restante do queijo ralado por cima e leve ao forno a 180°C por 45min-1 hora, até que o gratinado esteja bem dourado. Sirva quente, morno ou frio de acordo com o seu gosto.