Este bolo é divino, realmente fica super húmido e a camada crocante por cima com canela e o que o torna viciante! Além disso é super fácil de fazer, digo a vocês meu filho de 3 anos me ajudou a fazer, e ele também se divertiu muito fazendo e comendo especialmente!!! Mas é preciso dizer que todas as receitas de Cyril Lignac são um sucesso, cada vez uma delícia! Só para constar, foi o chef que me viciou em cozinhar quando eu era adolescente (eu tinha todos esses livros!!!)
De resto, com esta receita, participo no desafio da cozinha do mês de Junho sobre o tema dos doces de fruta, do grupo do facebook “testes de receitas entre bloggers”, e foi a uns iguarias de uns gramas que fui pegue essa iguaria. !
Ingredientes : para uma forma de 20 cm de diâmetro
- 2 maçãs (eu 3 pequenas)
- 1 vagem de baunilha (eu 1 caixa de baunilha líquida)
- 165g de açúcar mascavo
- 1 ovo
- 200ml de leite
- 170 g de farinha
- ½ colher de chá. bicarbonato de sódio
Para o preparo despejar sobre o bolo
- 45g de manteiga derretida
- 50g de açúcar mascavo
- 2 pitadas bem grandes de canela em pó
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 185°C. Divida a vagem de baunilha ao meio. Recolha as sementes e reserve-as. (usei baunilha liquida então não fiz esse passo)
Em uma tigela, misture o ovo e o açúcar mascavo. Aos poucos, adicione o leite e a farinha alternadamente, continuando a bater a mistura. Adicione o bicarbonato de sódio e a baunilha líquida ou as sementes de baunilha.
Descasque as maçãs e retire-lhes o caroço. Corte-os em quartos, depois em 3 no sentido do comprimento e em tiras finas. Em seguida, adicione os pedaços de maçã à massa e misture delicadamente com uma espátula. Despeje tudo em um molde com manteiga.
Numa tigela, misture a manteiga previamente derretida com o açúcar e a canela. Despeje a mistura de canela sobre a massa do bolo.
Asse a 185°C e cozinhe por 40 minutos. Verifique o cozimento com a ponta de uma faca, ela deve sair seca.