Nunca tinha feito um cheesecake sem forno e posso dizer-vos que é como uma nuvem na boca, superleve e ainda assim muito saboroso, principalmente se o acompanhar com um coulis de fruta (aqui manga). Bem, você entenderá que adoramos e é simples de fazer. Meus convidados adoraram, perfeito para entreter já que é feito no dia anterior!
Mas também é perfeito porque no verão não precisa de ligar o forno e também é perfeito depois de uma refeição farta… porque pinga sozinho. Uma deliciosa receita da cozinha Bernard. Só fiz uma alteração, coloquei speculoos como bolacha base para não colocar açúcar, e não coloquei manteiga sem sal.
Aconselho a colocar rhodoïd na borda porque não fiz e na crosta e ficar grudado no molde… o incômodo!
Ingredientes : para um molde de 20 a 24 cm
- coulis de frutas para servir (aqui manga)
Base:
- 240g de espéculos
- 100g de manteiga
Creme:
- 700g de requeijão cremoso
- 300ml de creme integral
- 210g de chocolate branco
- 15g de açúcar
- raspa de meio limão não tratado
- 1 vagem de baunilha
- 1 colher de chá de baunilha líquida
- 1,5 g de ágar ágar
- 15g de creme líquido
- 25g de água
Preparação:
Coloque os speculoos no liquidificador. Misture bem, depois misture o pó com a manteiga derretida. Forre sua forma de mola com uma borda removível no fundo. Coloque um pedaço de rodoide na borda interna do molde. Assim será muito fácil desenformar o bolo. Despeje a base de biscoito. Espalhe sobre o fundo e a borda.
Despeje o cream cheese, o açúcar (15g), o chocolate branco derretido, a baunilha líquida e no interior da vagem, as raspas de meio limão. Misture com a folha do seu processador de alimentos ou com uma espátula.
Derreta o ágar-ágar, com os 25g de água e os 15g de natas. Deixe ferver enquanto mexe. Despeje imediatamente no cream cheese e misture novamente com muito cuidado. Raspe bem o fundo da panela com uma espátula para recuperar tudo.
Bata os 300g de natas em chantilly bem firme.
Adicione à mistura de cream cheese e misture sem desmoronar, como para mousse de chocolate branco. Despeje na forma sobre a base de massa. Espalhe com cuidado. Refrigere por pelo menos 4 horas, ou melhor: durante a noite.
Desenforme, retire o rhodoïd e sirva com o coulis de frutas