Como meus pais me deram muitos vegetais, tive que encontrar receitas com eles. Quando me deparei com a receita das papilas felizes, deixei logo de lado e não me arrependo, pois é um gratinado que foge do comum e é cheio de sabores, além de ser equilibrado.
Com relação aos legumes você pode colocar o que quiser, eu não coloquei berinjela. Além disso não cozinhei todos os legumes individualmente e acho que ficou muito bom
Ingredientes : para 6 pessoas
- 3 abobrinhas pequenas
- 2 pimentões vermelhos
- 3 tomates maduros
- 2 dentes de alho
- 1 cebola
- azeite
- 2 raminhos de tomilho
- 2 raminhos de alecrim
- sal pimenta
creme de cabra
- 200g de queijo de cabra fresco
- 15 cl de natas líquidas
- sal pimenta
Para a massa crocante:
- 200g de farinha
- 100g de manteiga amolecida
- 1 gema de ovo
- 2 pitadas de sal
- tomilho
Preparação:
Prepare a massa crocante: Com a ponta dos dedos, misture a manteiga amolecida, a farinha, a gema, o sal e o tomilho até obter uma “areia”. Reserve frio.
Prepare um ratatouille: Descasque e pique o alho e a cebola. Em seguida, doure-os em uma frigideira com um pouco de azeite.
Lave e seque as abobrinhas e os pimentões. Corte separadamente esses vegetais em pequenos dados. Primeiro coloque os pimentões em cubos na frigideira e, quando estiverem levemente macios, adicione a abobrinha
Em seguida, após 15 min, adicione os tomates cortados grosseiramente, os ramos de tomilho, alecrim, sal e pimenta e cozinhe até que toda a água tenha evaporado.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C. Despeje o creme líquido em uma panela, esfarele o queijo de cabra. Sal, pimenta, deixe ferver por 3 minutos, mexendo.
Espalhe o ratatouille em uma travessa para gratinar (lembre-se de retirar os raminhos de tomilho e alecrim), despeje o creme de queijo de cabra e esfarele a cobertura de crumble.
Asse por 15 a 20 minutos. Sirva quente na assadeira.