Aqui está um gratinado bem balanceado que é perfeito para uma sessão de cozimento em lote, fiz este prato ao mesmo tempo que o canelone à bolonhesa (uma ótima economia de tempo). Bom rendimento para este prato, a couve-flor combina na perfeição com bolonhesa, e dá um prato equilibrado e simples de fazer. Se você não sabe cozinhar couve-flor, recomendo esta receita, você não vai se decepcionar.
Aqui está a receita da bolonhesa que usei (ela ferve bastante), mas se você estiver com pressa, também pode fazer uma bolonhesa express com carne moída, molho de tomate e temperos.
Ingredientes : para 4 pessoas
- 1 couve-flor pequena
- parmesão ralado
Bolonhesa :
- 800 gr de carne moída
- 75cl de polpa de tomate
- 800 g de tomate pelado triturado
- 1 lata pequena de extrato de tomate
- 2 cenouras raladas
- 1 a 2 cebolas
- talo de aipo
- 15cl de vinho tinto
- sal pimenta
- especiarias arabiatta
Preparação:
Para os Bolonheses : Triture/rale as cenouras no ralo grosso e corte o aipo em cubos pequenos, frite-os com uma cebola cortada em pedaços pequenos em azeite.
Adicione a carne moída. Quando a carne estiver quase cozida, adicione 1 copo pequeno de vinho tinto e cubra com purê de tomate, tomate enlatado e purê de tomate, sal, pimenta e adicione os temperos ariabatta. Cozinhe em fogo muito baixo por uma a duas horas.
Couve-flor : Corte os buquês em pequenas florzinhas. Corte e descarte a base danificada do pé. Descasque o talo com uma faca e pique-o. Cozinhe em uma panela com água fervente por 10 minutos a 15 minutos até ficar macio. Em seguida, escorra-os.
gratinado : Pré-aqueça o forno na grelha (250°C). Em um prato gratinado, coloque a couve-flor, cubra com a bolonhesa e polvilhe com parmesão. Asse por 5 minutos alto para dourar o queijo.