Desde a época em que quis experimentar o flamiche em Maroilles, finalmente mergulhei e, francamente, todas as minhas ideias pré-concebidas foram infundadas: não é pesado como um prato, a massa de fermento realmente traz maciez. E é super fácil de fazer!!!
Adorámos mesmo, uma grande descoberta, mas é preciso dizer que as gentes do Norte têm pratos deliciosos: flamengo carbonado, batata frita…. Meu querido gostou tanto da massa, que me pediu para fazer de novo em pizza, versão pissaladière…
Encontrei essa receita deliciosa no blog Cooking Julia
Ingredientes : para uma tarteira de 26 ou 28 cm de diâmetro
- 110g de leite
- 1 saqueta de fermento de padeiro (5 g), me 1 caixa de fermento desidratado
- 20g de manteiga
- 250g de farinha
- 1 ovo
- 1 C. c. raspa de sal
- 2 quartos de maroilles (400 g)
- 3 colheres de sopa. em s. 15% natas frescas
Preparação:
Aqueça o leite (cuidado, não pode estar muito quente senão mata o fermento), depois acrescente o fermento e deixe inchar por 10 minutos
Na tigela de um robô, coloque todo o restante dos ingredientes para a massa, tomando cuidado para não colocar o sal em contato com o fermento. Então coloque o sal, a farinha, a manteiga amolecida, o ovo.
Quando o fermento estiver inchado, misture e adicione à tigela do processador de alimentos e amasse por 5 minutos, até que a massa forme uma bola antiaderente.
Forme uma bola com a massa e abaixe-a com a mão na assadeira. Deve cobrir todo o fundo. Deixe a massa crescer em local quente por 45 minutos a 1 hora.
Pré-aqueça o forno a 180°. Retire a crosta dos maroilles dos 4 lados (deixei a crosta superior e inferior dos maroilles). Corte o queijo em fatias finas e uniformes. Disponha-os sobre a massa, sobrepondo-os ligeiramente.
Cubra o queijo com o creme de leite fresco.
Asse o molde por 30 a 35 minutos. A superfície deve colorir e gratinar. Sirva o flamiche com uma salada.