Aqui está um prato completo, perfeito para cozinhar em lotes, sugiro ainda 2 outras receitas para cozinhar aipo-rábano: aipo-rábano panado e croquetes de aipo-rábano e queijo.
Com esta receita, não há mais problemas em fazer as crianças comerem vegetais (camuflagem de aipo 5/5), em qualquer caso, meus 2 vegetais recalcitrantes não viram nada além de fogo!
Fora isso é uma receita deliciosa, preciso muito fazer parmentiers com mais frequência, além de poder variar bastante os sabores. Bem a foto não está muito bonita, mas nunca consigo tirar foto dos gratinados
Ingredientes : para 4 a 6 pessoas
Para o purê de aipo
- 2 batatas grandes
- 1/4 aipo-rábano
- sal pimenta
- noz-moscada
- 1 bom punhado de parmesão ralado
Para os “bolonheses”
- 1 chalota
- 1 dente de alho
- 3 salsichas
- 3 bifes picados
- 200ml de molho de tomate com legumes
- azeite
- grama da Provença
- pimenta
- Migalhas de pão
- flocos de manteiga
Preparação :
Para o purê : Descasque e corte em pedaços o aipo-rábano e as batatas. Em seguida, cozinhe-os separadamente em 2 panelas de água, até que estejam derretidos (já que vamos misturá-los/esmagá-los). Observe que o aipo leva mais tempo para cozinhar do que as batatas.
Quando os legumes estiverem cozidos, escorra-os. Bata o aipo no liquidificador e amasse as batatas com um espremedor de batatas ou um garfo. Em seguida, misture os 2 purês.
Adicione uma noz de manteiga ao purê, parmesão ralado, noz-moscada, sal e pimenta. Depois misture e reserve
Para Bolonhesa: num tacho com um pouco de azeite, aloure a chalota e os alhos picados. Quando começarem a dourar, acrescente os bifes picados e as linguiças das quais você retirou o invólucro. Esmague tudo para obter uma mistura de carne picada.
Quando as carnes estiverem cozidas, acrescente o molho de tomate, a pimenta e as ervas provençais. Em seguida, cozinhe por 5 a 10 minutos
Conjunto : Em uma travessa para gratinar, despeje a bolonhesa e por cima o purê de aipo. Polvilhe com pão ralado. Em seguida, coloque lascas de manteiga por cima.
Asse por 40 minutos a 180°C, o parmentier deve estar levemente dourado