Aqui está uma receita que adorei mesmo, diria mesmo que é uma das minhas preferidas, pena que a época do figo é tão curta porque senão acho que muitas vezes esta quiche estaria na minha cozinha, senão fazia-a todos os outonos! !!! Assim terás percebido que esta quiche é uma delícia, com a sua original base de quinoa e queijo, os seus figos assados e o seu molho de estragão. Aconselho a não ignorarem este molho porque é mesmo um plus para a receita, que me deixou viciada!!!
Com esta receita é a primeira vez que cozinho couve, esperava algo diferente mas na verdade é um pouco como couve verde, só que não tens de comprar couve inteira!!! Assim valido, é muito mais prático! Com certeza vocês logo verão uma nova receita com couve, porque eu gostei muito e vou ter que comprar de novo!
Finalmente esta receita vem do último alimento vital, fiz algumas modificações como pré-cozinhar a couve (é mais digerível e tenra que a couve crua), e acrescentei parmesão na minha máquina de quiche. Também modifiquei as proporções do fundo da quiche
Ingredientes : para uma quiche de 24 cm de diâmetro
Para a base de quinoa:
- 250g de quinoa cozida (conforme indicado na embalagem) e escorrida
- 2 ovos
- 60g de queijo ralado
- sal pimenta
Para os figos assados e as avelãs
- 6 figos
- 50g de avelãs
- 3 caixas de mel
Para a máquina de quiche:
- 20cl creme líquido
- 4 ovos
- 2 punhados de parmesão
- pimenta
- 5 talos de couve
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (para a digestão do repolho)
Para o molho de estragão
- 2 suíços pequenos
- 3 caixas de óleo
- 3 caixas de suco de limão
- 1 caixa de estragão picado congelado (se tiver fresco é melhor ainda)
- sal pimenta
Preparação:
Para a base de quinoa: Pré-aqueça o forno a 180°C e unte uma forma de tarte. Em uma saladeira, misture a quinoa, os ovos batidos, o queijo ralado, o sal e a pimenta.
Encha a forma de torta até as bordas. Asse 10 minutos.
para a couve : Lave as folhas de couve e retire a nervura central. Corte em pedaços e escalde por 5 minutos em uma panela com água fervente com 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (isso ajuda a digerir o repolho). Quando o repolho estiver escaldado, escorra e coloque diretamente em uma tigela com água bem fria para evitar que continue cozinhando e perca a cor. Esprema bem e reserve.
Para os figos e avelãs: Corte os figos em 2. Disponha-os sobre uma folha de papel vegetal. Polvilhe com avelãs trituradas, regue com mel e leve ao forno por 10 a 15 minutos (os figos devem ficar firmes).
Bata os ovos com o creme líquido. Adicione o parmesão ralado, pimenta.
Na base da quinoa, disponha a couve. Despeje a mistura de quiche por cima. Asse por 30 minutos a 180°C.
Para o molho de estragão : Misture os rolinhos suíços com o azeite, o suco de limão e o estragão. Sal e pimenta.
Quando a quiche estiver cozida, decore-a com figos assados e avelãs, regue com molho de estragão ou sirva à parte. Aproveite imediatamente