Aqui está um prato delicioso que gostámos, e descobrimos uma nova forma de cozinhar salmão que nos seduziu… Acho que agora só vou cozinhá-lo assim. É cozinhado no forno a baixa temperatura, obtém-se um salmão cozinhado na perfeição e muito macio (não seco)… experimente, também ficará seduzido. Obrigado ao Gourmet Plates por esta bela descoberta…. Mas não para por aí !
Com o salmão, servi aspargos brancos assados (acho muito mais conveniente do que ferver e eles não ficam encharcados) e um pesto de menta. Confesso que nunca pensei que um pesto de menta combinaria tão bem com espargos! É tão bom que meu filho está pedindo mais
Uma receita simples, mas tão deliciosa, se experimentar vai gostar!
Ingredientes (para 2 pessoas):
- 2 pedaços de salmão
- 2 colheres de sopa. em s. molho de soja
- 1 Colher de Sopa. em s. mel
- 1 Colher de Sopa. em s. azeite
- 1 pitada de pimenta Espelette
- 6 aspargos brancos
- azeite
- flor de sal
pesto de menta
- Folhas de hortelã QS
- azeite
- 1 punhado de castanha de caju
- flor de sal
Preparação:
Limpe e descasque os aspargos. Pincele-os com azeite, adicione um pouco de flor de sal e leve ao forno a 180°C durante 30 minutos. Vire durante o cozimento. O aspargo deve estar macio quando esfaqueado com a lâmina de uma faca.
Misture soja, mel, pimenta e óleo. Coloque o salmão em um prato e cubra o lado sem pele com a mistura. Asse por 20 minutos a 100°C.
Misture bem o óleo, as folhas de hortelã e a castanha de caju, meça de acordo com o seu gosto e aspecto. Tempere com flor de sal.
Disponha os espargos nos pratos. Coloque um pedaço de salmão, acrescente lascas de parmesão se desejar e no último momento despeje uma colher de pesto de hortelã sobre os aspargos.