Tenho uma namorada que tem diabetes gestacional, então é muito difícil comer e principalmente se divertir. Procurei então uma receita gourmet mas com baixo índice glicémico, e foi no instagram da titoulette cuisine, que encontrei a minha felicidade, com este saudável brownie. Não consegui encontrar farinha de cevada descascada, então substituí por farinha de coco (que também tem baixo índice glicêmico). Também errei, coloquei purê de amêndoa no lugar do creme líquido de amêndoa e todos gostaram do resultado, até as crianças tomaram várias vezes. Então devo estar errado com mais frequência!
De qualquer forma vou passar a receita original, acho que muda muito a textura do brownie e também o sabor (ainda vou ter que tentar de novo pra ver a diferença e também a minha preferência). Então se você também presta atenção no seu índice glicêmico, essa receita é para você, acho que não vai se decepcionar.
Ingredientes : para um molde de 15*20cm
- 150g de chocolate 70%
- 150g de purê de amêndoa (a receita inicial usa 15 cl de creme líquido de amêndoa ou outro)
- 70g de purê de avelã
- 50g de xarope de agave
- 3 ovos
- 50g de farinha de coco
- 1 pitada de flor de sal
- 1 colher de fermento em pó
- 45g de avelãs torradas + 20g para polvilhar
Preparação:
Derreta o chocolate preto 70% com o purê de amêndoas (ou creme de amêndoas)
Adicione o purê de avelã. Mexer. Adicione o xarope de agave. Mexer.
Adicione 3 ovos e mexa bem. Em seguida, despeje a farinha de coco, o fermento e a flor de sal e mexa.
Por último adicione 45g de avelãs torradas (no forno) e trituradas. Misture e despeje em uma forma de silicone ou forrada com papel manteiga. E polvilhe por cima 20g de avelãs trituradas. A massa é bem grossa, como eu só tinha uma forma de 20x20cm, não enchi minha forma em todos os lugares colar e a massa não se espalhou ao assar, o que me permitiu ter um brownie mais grosso.
Asse por 20 a 25 minutos a 165°.