Aqui está a minha receita que me permite usar as claras do meu pudim de pastelaria. Este bolo está macio como sempre, e bem aromatizado com limão, comeu-se tão rápido como o pudim… esperança de vida 2 dias, aos 2!!! É uma descoberta muito boa, e penso em fazê-lo novamente na próxima vez que tiver clara de ovo para escorrer. Por outro lado, cuidado com o glacê, eu comi demais, então acho que podemos diminuir as quantidades, além disso, quando você adicionar as claras e o suco de limão, adicione-os ao açúcar de confeiteiro aos poucos até obter a consistência certa (se adicionar muito líquido, o glacê pode ficar muito líquido e, portanto, não endurecerá).
Ingredientes : para um bolo pequeno
- 50g de manteiga,
- 1 g de sal fino,
- 96 g de açúcar refinado,
- 2 ovos inteiros,
- 60 g de clara de ovo,
- 95 g de amêndoa moída,
- 50 g de casca de limão cristalizada,
- 1 limão orgânico não tratado.
Cobertura :
- 25 g de clara de ovo,
- 250 g de açúcar de confeiteiro,
- 15 g de suco de limão,
- 1 limão orgânico não tratado.
Preparação:
Numa tigela, bata a manteiga amolecida, o sal e 80 g de açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione um ovo e metade das amêndoas moídas. Misture e acrescente o segundo ovo e o restante das amêndoas moídas.
Adicione a casca de limão cristalizada e as raspas de limão.
Bata as claras em castelo firme, incorporando aos poucos o restante açúcar até obter uma textura consistente. Usando uma espátula, dobre delicadamente as claras batidas na mistura duas vezes.
Despeje a mistura em uma forma previamente untada e enfarinhada.
Asse por 15 minutos a 160°C, depois 45 minutos a 145°C. Desenforme e deixe esfriar sobre uma gradinha.
Prepare o glacê misturando as claras em neve, o açúcar de confeiteiro e o suco de limão. Adicione as raspas. Esmalte uniformemente e deixe cristalizar.