Nhoque de espinafre e molho de gorgonzola (para pequenos e graúdos)

A minha querida adorou este prato e o Ewen está a pedir mais, um verdadeiro sucesso!!! Bem, admito que leva tempo para fazê-los, mas considerando o quão bom é, vale a pena o tempo gasto na cozinha. Em comparação com a minha última receita de nhoque de abóbora, esta receita é muito melhor, a textura é melhor e acho que é por causa das batatas. Então, se você fizer nhoque de legumes, aconselho a colocar batatas. Como demora muito pra fazer e coloca farinha pra todo lado, sempre faço em grande quantidade e congelo, até porque é super prático. Para prepará-los, basta colocar os nhoques em uma panela com água fervente e assim que subirem à superfície está pronto!!! Me inspirei na receita marciatack.

No momento o nhoque de legumes é a refeição preferida do meu filho, assim que ele não quer comer eu faço esse prato e estranhamente ele fica com fome!!! Então, se você também tem dificuldade para fazer seu filho comer, recomendo essa receita. Por contras, não coloquei molho para Ewen, só um pouco de manteiga.

Nhoque de espinafre e molho de gorgonzola (para pequenos e graúdos)

Ingredientes: para 4 pessoas

  • 1kg de batatas
  • 250g de farinha
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 2 c. de sopa de azeite
  • 1 punhado de parmesão
  • 400g de espinafre

Para o molho:

  • 100g gorgonzola
  • 10cl de creme líquido claro
  • pimenta moída

Preparação:

Lave e descasque o espinafre. Descasque o dente de alho. Numa frigideira aloure os espinafres com um fio de azeite e o dente de alho inteiro. Pique tudo e deixe esfriar.

Cozinhe as batatas com casca em água fervente por 20 minutos, escorra e passe por um espremedor para obter um purê bem quente.

Adicione o ovo inteiro, o azeite, um punhado de parmesão ralado, os espinafres picados ao puré de batata e tempere com sal e pimenta. Misture o purê com uma colher.

Adicione a farinha ao purê de uma só vez, trabalhando a massa com as mãos (como se trabalhasse com massa de pão). A massa obtida deve ficar lisa e desgrudar dos dedos (se necessário rectifique na farinha)

Enfarinhe o plano de trabalho. Coloque a bola de massa obtida e corte um pedaço (o valor do punho). Com esta peça forme salsichas enrolando-as na superfície de trabalho enfarinhada, com as palmas das mãos. Com uma faca, corte pedaços de 2-3 cm (os nhoques), tomando cuidado para que não fiquem grudados na superfície de trabalho. Passe na farinha para não grudar e congele (opcional, senão vá direto para o cozimento).

Para o molho: em uma panela, coloque o creme de leite, o gorgonzola cortado em pedaços e um pouco de pimenta-do-reino e leve ao fogo baixo até derreter o gorgonzola.

Mergulhe os nhoques em água fervente (congelada ou não) e deixe cozinhar por 2 a 3 minutos, assim que subirem à superfície. (você vai ver, eles aumentam de volume) Escorra-os com uma escumadeira e coloque-os em um prato. Despeje o molho de gorgonzola por cima e aproveite imediatamente.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.