Aqui está uma receita que testei para o nosso brunch de domingo, e não estou realmente desapontada porque gostamos muito. Fazia tempo que não via essa receita, e vendo a receita de 196 sabores comecei. É super rápida de fazer, e comparando com as panquecas que demoram a cozer, aqui colocamos tudo no forno e zouuuu!!! Além disso, minha querida, que não gosta muito de panquecas, amá-lo … isso é um eufemismo! Comemos esta panqueca gigante com pasta para barrar, mas pode muito bem comê-la com compota, açúcar…
Quando fiz a receita só errei nas proporções do leite mas no final fica super bom assim (coloquei 500ml de leite ao invés de 800ml), coloquei minha versão abaixo porque é a que validamos
Assei em 2 formas: uma forma redonda de 24cm de diâmetro e uma forma retangular de 30*20cm. A receita inicial recomenda fazer em uma pingadeira, mas achei que um molde de silicone seria mais fácil de desenformar.
Ingredientes
- 4 ovos
- 4 colheres de açúcar de baunilha
- 500ml leite integral
- ¼ colher de chá de sal
- 210g de farinha de trigo peneirada
- 50g de manteiga, derretida
- 1 caixa de baunilha líquida
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 225°C, convecção. Em uma tigela, misture os ovos com o açúcar. Em seguida, adicione a farinha e o sal.
Acrescente o leite aos poucos até obter uma mistura homogênea, acrescente a manteiga e a baunilha líquida, e bata até obter uma consistência bem lisa, sem grumos.
Se necessário, misture o conteúdo da tigela com um robô Marie para alisá-lo. Cubra a massa e deixe descansar por 45 minutos em temperatura ambiente.
Forre a pingadeira do forno com papel manteiga levemente untado, despeje a massa ou caso contrário, como eu, use várias formas de silicone, deve ter cerca de 2cm de massa no fundo da forma.
Asse por 15 minutos para formas de 24 cm de diâmetro e acho que para a pingadeira 25 minutos. A massa deve crescer bem e ficar dourada nas bordas. Deixe esfriar e sirva com creme, geléia, açúcar, creme….