O creme deste pudim é de morrer, é cremoso na perfeição e dá para sentir o cheiro da baunilha. Eu diria até que fazer sem massa seria ainda melhor porque é realmente o que a torna deliciosa, além de encurtar muito a receita. Também acho que a presença do creme Isigny na receita tem algo a ver com isso… desde que descobri este creme, que adoro, torna tudo mais gostoso!
Encontrei esta receita no blog de confeitaria de Aurélien. Acho que a quantidade de massa é mesmo suficiente para conseguir fazer o fundo e as bordas da forma, por isso aconselho a dobrar a receita e fazer biscoitos amanteigados com o resto. Dou-lhe as quantidades úteis para a receita, mas aconselho-o vivamente a dobrá-las.
Ingredientes : para um molde de 18 cm
Massa doce (a dobrar)
- 55 g de manteiga sem sal amolecida
- 45g de açúcar de confeiteiro
- 28g de ovo inteiro
- 1 gr de sal fino
- 15 amêndoas cruas em pó
- 125 T55 farinha
dispositivo em branco
- 590g de leite integral fresco
- 2 boas vagens de baunilha
- 150 g de ovos inteiros (1 ovo = aproximadamente 50 g)
- 90 g de açúcar
- 66 gr de amido de milho
- 110 g de natas frescas Isigny 40% gordura
- 36 g de manteiga sem sal
Preparação:
Infusão de leite e baunilha (D-1): Em uma panela grande, coloque as vagens de baunilha raspadas com os grãos recuperados das vagens no leite para infundir a frio durante a noite.
Massa doce de amêndoa:Na tigela da batedeira equipada com a pá (ou em uma tigela e usando as mãos e uma espátula) despeje a manteiga cortada em cubos, o açúcar de confeiteiro, a amêndoa crua em pó e o sal e bata em velocidade baixa. Então jateamento é feito.
Quando a mistura adquirir uma textura arenosa, adicione o ovo e misture novamente.
Adicione a farinha. Misture novamente apenas o tempo suficiente para remover os vestígios de farinha.
Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga. Abra com 2,5 mm de espessura (ou 3 mm, se preferir uma massa um pouco mais grossa). Coloque a massa aberta na geladeira por 2 horas.
Corte 2 tiras na metade do comprimento do molde e um disco de 18 cm de diâmetro (eu uso o molde para fazer os recortes)
Unte com manteiga as paredes do círculo ou sua forma de mola e em uma assadeira coberta com uma folha de papel manteiga (ou um Silpain) escureça as bordas do círculo primeiro com as duas tiras de massa, soldando-as bem entre elas e retirando o excesso massa com uma faca.
Em seguida coloque o disco de massa dentro e solde também o disco nas tiras de massa. Usando uma faca, raspe as bordas da massa que se projetam do círculo. Pique levemente o fundo do pudim. Coloque a assadeira e a base de pudim no freezer por pelo menos 2 horas.
dispositivo em branco: Na panela grande, coloque metade do açúcar, misture e leve ao fogo o leite infundido com as vagens de baunilha + açúcar.
Enquanto isso, escalde levemente os ovos em uma tigela com o açúcar restante, adicione o amido de milho e bata novamente.
Quando o leite estiver fervendo (retire primeiro as vagens de baunilha), despeje-o na mistura de ovo/açúcar/amido e misture com um batedor. Em seguida, despeje a mistura de volta na panela. Cozinhe a mistura em fogo alto como um creme de confeiteiro, mexendo vigorosamente constantemente. Quando a mistura engrossar, continue a cozinhar enquanto mexe por 1 min 30 a 2 min. Retire do fogo e, fora do fogo, acrescente a manteiga fria cortada em cubos e o creme de leite fresco. Misture com um batedor.
Retirar o preparado, película em contacto e deixar arrefecer.
Pré-aqueça o forno a 190°C. Relaxe a mistura de pudim morno com um batedor e despeje na base de massa escura congelada até 1 cm da altura da massa. Na hora de levar ao forno, abaixe a temperatura do forno para 170°C e asse por cerca de 55 minutos (dependendo do forno). O pudim está cozido quando a crosta do pudim estiver bem colorida.
Retire o pudim do forno, de preferência transfira-o para uma grade deslizando a assadeira ou o tapete de silicone sobre o qual o pudim foi assado. Quando o pudim esfriar bem, retire o círculo e coloque na geladeira para terminar de esfriar.