Esta sobremesa foi um grande sucesso mas é preciso dizer que visualmente e de bom gosto é divina!!! Fiz para a nossa reunião de família para o desconfinamento e os meus sogros aceitaram de volta, gostaram muito! Fica perfeito depois de uma refeição farta, e passa por si só, é uma receita que não precisa de ir ao forno, tão perfeita para este verão em que limitaria o uso do forno!!! Pretendo refazer essa torta variando as frutas: manga maracujá, abacaxi…. Nunca tinha usado agar agar e fiquei maravilhada, é bem simples e a textura do confit e da panna cotta ficou perfeita.
Esta tarte é composta por uma base de speculoos, um confit de morango e uma panna cotta de leite de coco e morango. Encontrei esta deliciosa receita no blog da pazapah, um blog que descobri recentemente e que adoro. Em comparação com a receita inicial, apenas dobrei a quantidade de morango confit e fiz bem.
Ingredientes : para uma tarte de 22 cm de diâmetro
A massa da torta:
- 200 g de biscoitos secos (me speculoos)
- 70g de manteiga
Morango confitado:
- 1,5 cc de agar-agar (= saqueta de 2g)
- 200 g de morangos frescos ou congelados
- 40g de açúcar mascavo
A panna cotta:
- 500ml de leite de coco
- 150g de morangos
- 1,5 cc de agar-agar (= saqueta de 2g)
- 20g de açúcar mascavo
A decoração da torta panna cotta:
- 1 punhado de morangos frescos
- folhas de hortelã fresca
- açucar em pó
Preparação
A massa da torta: Forre sua forma de torta. Derreta a manteiga e despeje na tigela da batedeira com os biscoitos. Misturar.
Despeje os biscoitos misturados na panela e com um copo ou algo plano, pressione firmemente os biscoitos no fundo da panela e contra as bordas. Reserve na geladeira enquanto prepara o confit de morango.
morango confitado : Misture os morangos e despeje-os em uma panela. Cozinhe-os misturando-os com açúcar em pó. Mexa regularmente.
Adicione o ágar-ágar e deixe ferver por 2 min. Deixe esfriar em temperatura ambiente (5-10 min).
Despeje o confit de morango sobre a base da torta, alise com uma espátula e reserve no congelador enquanto prepara o creme de panna cotta.
A panna cotta: Misture os morangos com o leite de coco.
Despeje a mistura de leite de coco e morangos em uma panela. Despeje o açúcar e deixe esquentar por 1 minuto e acrescente o ágar-ágar.
Deixe ferver por 2 min. Deixe esfriar até a temperatura ambiente (5-10 min). Despeje a panna cotta sobre o confit de morango e reserve a torta na geladeira por 2 horas, até firmar.
A decoração: Desenforme cuidadosamente a tarte panna cotta. Em seguida, decore com alguns morangos frescos cortados finamente, folhas de hortelã fresca e polvilhe com açúcar de confeiteiro