De momento estou com uma vontade de pudim branco… sabe-se lá porquê, por isso ando à procura de ideias para o fazer e já vi várias ideias para tarte de pudim de maçã e branco, mas nenhuma receita que me satisfizesse, por isso inventei a minha própria receita e posso dizer que nos divertimos muito. Bom por outro lado se você não gosta de doce e salgado, vai do seu jeito, mas tá faltando alguma coisa porque a maçã com o pudim branco é uma delícia.
Para as férias pode fazer esta receita, em versão mini tortinhas, para aperitivo, tenho a certeza que os seus convidados vão adorar. Na receita é importante deixar uma compota bem seca, se achar muito úmida aconselho colocar farinha de rosca no fundo da torta (para absorver a umidade)
Ingredientes : para uma tarte de 28 cm de diâmetro
- 1 massa folhada
- 4 maçãs
- 3 salsichas brancas
- 1 colher de chá de 4 especiarias
- 1 cebola
- 1 caixa de açúcar
- azeite
Preparação :
Descasque e pique a cebola. Em uma panela com um fio de azeite, refogue a cebola até ficar translúcida. De seguida junte 1 caixa de açúcar e deixe a cebola confitar em lume brando.
Enquanto isso, descasque e corte as maçãs em pedaços. Cozinhe-os em uma panela tampada em fogo baixo por 20 a 30 minutos. Em seguida, adicione 1 colher de chá de 4 especiarias e destape para que a água evapore bem (é importante evaporar bem a água porque senão a compota vai encharcar a massa). No final da cozedura, amasse um pouco as maçãs com a colher.
Numa tarteira, disponha a massa folhada, pique-a com um garfo.
Espalhe a cebola cristalizada no fundo e depois a compota por cima. Se achar que sua compota está muito molhada, primeiro coloque farinha de rosca no fundo da massa.
Retire a pele às linguiças e corte-as em fatias finas. Em seguida, coloque as fatias de linguiça na torta
Pré-aqueça o forno a 180°C. Asse por 40 minutos e sirva imediatamente.