No meu trabalho fazem cestos de legumes de um agricultor da região, por isso comecei a procurar receitas gourmet com os legumes do meu cesto e deparei-me com a receita da viciada torta espiral de cozinha (brevemente virão outras!!!). Esta receita fez sucesso e para além de bonita e muito equilibrada mas gulosa com mostarda e mozzarella, por outro lado admito que demora mais tempo a preparar do que uma tarte normal com a preparação dos legumes. Em relação à receita inicial, fiz algumas modificações e mesmo na próxima vez não colocaria berinjela. Eu tinha abobrinha trompete na minha cesta, então foi muito difícil fazer fatias bonitas no sentido do comprimento, então só cortei a abobrinha e ficou ótimo.
Ingredientes :
- 1 massa quebrada
- 1 berinjela (da próxima vez não coloque)
- 2 abobrinhas
- 2 cenouras
- 3 colheres de mostarda
- 2 ovos
- 200 ml de creme líquido
- 1/2 pão de mussarela
- sal e pimenta
Preparação :
Pré-aqueça seu forno a 180°C. Lave os legumes, retire o talo da berinjela, corte as pontas das abobrinhas e descasque as cenouras.
Passe todos os legumes por uma mandolina, no sentido do comprimento com abertura de 2/3 mm (para a abobrinha, cortei apenas em rodelas finas). Escalde as cenouras durante 4/5 minutos num grande volume de água a ferver para as amolecer.
Corte as tiras de abobrinha e berinjela ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, corte a mussarela em fatias
Estenda a massa quebrada e forre uma forma de tarte com manteiga.
Pique o fundo da tarte com um garfo e pincele com 2 colheres de sopa de mostarda Amora. Disponha as tiras de legumes em espiral, começando pela borda, com a pele da abobrinha e das beringelas para cima. Insira as fatias de mussarela entre duas “camadas”. Salgue levemente os legumes.
Em uma tigela, misture os ovos, o creme de leite e 1 colher grande de mostarda. Tempere com sal e pimenta e deite por cima dos legumes, espalhando bem a mistura por toda a tarte. Asse por 30 a 35 minutos, observando o cozimento (eu 1 hora, no final cobri com papel alumínio para a torta não queimar).