Aqui está o bolo que fiz para comemorar nosso PACS em família. Fica muito lindo com essas 3 camadas e fácil de fazer. Ficou mesmo perfeito depois desta farta refeição, todos adoraram… Vou guardar a receita porque é divina, tudo combina maravilhosamente bem… daí o nome! A amêndoa, a framboesa que traz vitalidade e a camada de mascarpone que traz doçura. Esta receita vem do blog de Eryn e já circulou pela blogosfera, então cabe a você começar, se ainda não o fez.
Ingredientes : para um bolo de 21 cm de diâmetro
Conselhos de Eryn: Eu cozinhei a base de amêndoa em uma forma de silicone de 23 cm de diâmetro porque ela encolhe um pouco quando cozida. Em seguida, coloquei essa base em um círculo um pouco menor (21 cm de diâmetro) para continuar os pisos. É prático ter um círculo de tamanho adaptável e de preferência com bordas altas. Eu não tinha os 2 moldes então a camada de framboesa desce um pouco mais na lateral, mas quando cortada fica linda igual.
A base de amêndoa :
– 3 ovos
– 80 g de amêndoa moída (amêndoas inteiras escaldadas e misturadas)
– 10 gr de amido de milho
– 80 g de açúcar
– 1 colher de fermento em pó
– 1 pitada de sal
– 1 colher de chá de aroma de amêndoa amarga (sem adição)
– 50 g de amêndoas inteiras não branqueadas (não colocar)
doçura de framboesa :
– 2 ovos
– 200g de framboesas congeladas
– 50 g de açúcar
– 20 g de farinha
O redemoinho de mascarpone :
– 2 ovos
– 250 g de mascarpone
– 50 g de açúcar
– 2 folhas de gelatina (4g)
– 2 a 3 colheres de sopa de água quente
– 1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
decoração : Amêndoas laminadas grelhadas e algumas framboesas congeladas.
Preparação :
Base de amêndoa: Pré-aqueça o forno a 180°C. Pique muito grosseiramente os 50 g de amêndoas inteiras com casca. Agendar.
Bata as gemas com o açúcar até clarear e espumar. Ao mesmo tempo, misture as amêndoas moídas, o amido de milho, o fermento e o sal. Junte esta mistura às gemas e depois ao aroma de amêndoa amarga (sem adição). Bata.
Bata as claras em castelo bem firme com uma pitada de sal. Incorpore-os à massa em duas etapas: primeiro 1/3, mexendo vigorosamente para amolecer a mistura, depois os 2/3 restantes com muita delicadeza, usando uma espátula. Em seguida, adicione as amêndoas picadas grosseiramente (não adicionadas) e misture delicadamente, sem insistir.
Despeje em uma forma de aro removível de 23 cm de diâmetro untada e enfarinhada, leve ao forno por 15 minutos a 180°C. Retire do forno, desenforme o bolo de cabeça para baixo em uma assadeira forrada com papel manteiga e arrume em uma forma redonda untada e enfarinhada de 21 cm de diâmetro. Abaixe o forno para 160°C.
Doçura de framboesa: Descongele as framboesas no micro-ondas e faça um purê. Ao mesmo tempo, bata os ovos com o açúcar. Adicione a farinha e depois o purê de framboesa. Bata até obter uma massa homogênea. Despeje sobre a base de amêndoa e leve ao forno por 25 minutos a 160°C. Retire do forno, deslize o bolo circundado para uma travessa, sem o papel manteiga. Deixe esfriar completamente.
redemoinho de mascarpone: Mergulhe a gelatina por 10 minutos em água fria. Ao mesmo tempo, bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar. Adicione o mascarpone e bata por bastante tempo (4 minutos). Dissolva a gelatina em 2 colheres de sopa de água quente, incorpore ao creme, bata bem. Cuidado, a gelatina não deve formar pedaços pequenos, deve ficar líquida e bem incorporada.
Bata as claras em castelo bem firme com o açúcar em pó. Incorpore-os delicadamente na preparação. Despeje tudo sobre a camada de framboesas, no círculo. Alise com uma espátula e leve à geladeira por pelo menos 4 horas.
Ao servir: Passe a lâmina de uma faca ao redor do bolo, nas bordas do círculo. Retire o círculo, decore com amêndoas laminadas torradas e framboesas.
Este bolo fica delicioso após 4 horas de refrigeração. Mas como acontece com muitos bolos, fica ainda melhor no dia seguinte…