Esta receita é uma revelação, adoro estas bolachas e além disso permite não deitar fora o pão duro e fazer iguarias puras, ainda melhores que rabanadas. Sinto que esta receita voltará muitas vezes à minha cozinha e agora o pão duro não se vai deitar fora. Esta receita é mesmo rápida de fazer e ultra gourmet, as bolachas ficam estaladiças por fora e macias por dentro, e o sabor a avelã sai bem…. você terá entendido EU AMO!!! Encontrei esta receita soberba no blog de receitas gourmet de Kelou, agradeci-lhe esta grande descoberta.
Ingredientes: para cerca de quinze biscoitos
- 150 gr de pão duro
- 100 g de açúcar em pó
- 2 ovos
- 60g de manteiga com sal amolecida
- 60 g de avelãs
- 100 gr de lascas de pralinoise (ou outro chocolate)
- 1 saqueta de açúcar de baunilha ou 1/2 colher de chá de baunilha em pó
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio ou uma pitada de fermento em pó
Preparação :
Pré-aqueça o forno a 180°. Corte o pão duro em pedaços não muito grandes. Coloque-os em uma tigela com metade das avelãs (30 g). Misture até obter o pó mais fino possível.
Deite o pão e o pó de avelã obtidos, o açúcar, os ovos, a manteiga, a baunilha e o fermento numa saladeira ou na tigela de um robot de pastelaria. Misture ou misture até obter uma pasta homogênea.
Esmague grosseiramente as restantes avelãs (30 g) com uma faca. Adicione as gotas de chocolate e as avelãs trituradas à massa e mexa para distribuí-las uniformemente.
Cubra 2 assadeiras de metal com papel manteiga ou folhas de silicone tipo Silpat. Pegue o equivalente a uma colher de sopa de massa, forme uma bola embalando bem para compactar a massa, coloque sobre o papel e amasse com a ponta dos dedos para dar forma de biscoito, tentando uniformizar as bordas segurando-as com a palma da outra mão. Proceda desta forma até acabar a massa, tendo o cuidado de deixar os biscoitos afastados uns dos outros para evitar que se toquem durante a cozedura.
Asse por cerca de 15 minutos. Quando saírem do forno, coloque-os sobre uma grade para esfriar e ficarem bem crocantes.