Mais uma receita crocante, derretida e gourmet do blog, e mais uma vez nos divertimos muito, só mudei o modo de preparo, principalmente a abóbora. Na minha adega sobrou uma última abóbora e antes que o verão começasse pra valer tive que cozinhá-la, então nem uma nem duas, aqui está a receita. Este gratinado é mesmo muito simples de fazer, ainda mais porque cozinho a minha abóbora no forno e não preciso descascá-la.
Um gratinado que fez sucesso com minha esposa e com meu filho de 2 anos, tão amplamente validado 🙂
Ingredientes : Para 4 Croquants-Gourmands
- 1 quilo de abóbora ou potimarron
- 2 chalotas
- 2 dentes de alho
- 250g de ravióli (1)
- 200 g de creme líquido
- 1 maço de salsa
- 2 ovos
- 100 g de queijo Comté ralado
- sal e pimenta moída
- azeite
Preparação :
Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte a abóbora em 2, retire as sementes, deite um fio de azeite na polpa da abóbora. Coloque as metades da abóbora, com o lado cortado para baixo, contra a assadeira (coberta com papel sulfu) e asse por 30 minutos. Verifique o cozimento com uma faca. Quando a abóbora estiver cozida, retire a polpa com uma colher.
Descasque as chalotas e os alhos e pique-os finamente.
Pique finamente a salsa. Refogue as chalotas num fio de azeite. Adicione o alho, mexa.
Numa tigela, misture a polpa recuperada da abóbora, as chalotas e os alhos salteados na frigideira, 60 g de natas, a salsa e os ovos. Sal, pimenta e misture.
Deite um fio de natas no fundo da assadeira para gratinar. Espalhe metade do ravióli. Cubra com metade da abóbora. Polvilhe com queijo ralado.
Espalhe o restante do ravióli e regue com um pouco de creme. Cubra com a abóbora restante. Regue com o creme restante e polvilhe com o queijo.
Asse por 30 minutos até que o gratinado esteja dourado. Sirva a abóbora e o ravioli em um gratinado quente.