Aqui fica a receita de bolachas da semana, e é uma maravilha (fazem parte dos meus biscoitos preferidos). Fiz algumas alterações à receita que encontrei no blog do Il Et A Fée. No lugar do açúcar mascavo (que não encontrei no supermercado), coloquei açúcar mascavo e adoro!!! Acho que vai ser meu próximo vício, principalmente porque é mais saudável que o açúcar branco. Eu também adicionei 3 gotas de chocolate em vez de nozes torradas e gotas de chocolate amargo. A ideia é manter a base dos cookies, e fique a vontade para acrescentar o que quiser.
Um pouco de saúde à parte: o açúcar mascavo é rico em nutrientes assimilados pelo nosso organismo: sais minerais, principalmente potássio, cálcio e magnésio, essenciais para o bom funcionamento dos sistemas cardíaco e nervoso, além das vitaminas B3, B5, B6 e B9, por ser um açúcar completo (com seu melaço), não refinado, ao contrário do açúcar branco totalmente refinado e com calorias vazias.
Ingredientes : por cerca de quinze biscoitos
- 125g de manteiga amolecida
- 100g de açúcar mascavo
- 100g de açúcar mascavo
- 1 fava de baunilha raspada (ou uma colher de chá de extrato de baunilha)
- 1 ovo grande
- 271g de farinha
- 9g fermento em pó
- 200 g 3 pepitas de chocolate (amargo, branco, leite)
Preparação :
Bata a manteiga amolecida com os açúcares. Adicione a baunilha, o ovo, a farinha, o fermento e o sal.
Por fim, despeje as gotas de chocolate na massa de biscoito. A massa deve ficar bem misturada.
Com uma colher (ou à mão), faça bolinhas de cerca de 50 g cada (pessoalmente não pesei). Deixe descansar por pelo menos 1 hora na geladeira.
Pré-aqueça o forno a 200°C (ou 180°C convecção). Disponha as bolas de biscoito em fileiras escalonadas em papel manteiga, espaçando-as o suficiente para que os biscoitos se expandam.
Asse por 12 minutos, as bordas devem estar levemente douradas, é normal se os biscoitos estiverem macios ao sair do forno, eles endurecem quando esfriam.