Estes muffins ingleses são de matar, tanto para um brunch saboroso como para um pequeno-almoço doce. Dá um pouco de tempo de exposição mas no final vale a pena porque fica uma delícia, além de ser bem simples de fazer. Gostei de fazer esta receita e mais ainda de comer estes muffins ingleses. Eles são macios com perfeição, realmente um assassino. Da próxima vez, dobraria a receita para congelar alguns e deixar alguns prontos para o café da manhã. Encontrei esta receita no blog Le pétrin, estes muffins são 100 vezes melhores que os de loja. Abaixo está a minha versão, pois não ofereci bem a receita original.
Ingredientes : para 6 muffins
- 300g de farinha T65 ou T55
- 1 1/4 colher de chá de fermento seco instantâneo (eu 1 colher de chá de fermento desidratado)
- 1,5 colher de chá de açúcar
- 5g de sal
- 15g de margarina (ou manteiga) em temperatura ambiente
- 220 a 240ml de leite ou leite de soja (234ml para mim)
- qs farinha de milho
Preparação:
Aqueça o leite e despeje nele o fermento desidratado, deixe 10 minutos para o fermento reativar. Para misturar.
Na tigela da batedeira, coloque a farinha, o açúcar, a manteiga amolecida, o sal e o fermento misture com o fermento. Sove por cerca de dez minutos ou o tempo necessário para obter uma massa macia, lisa e elástica.
Unte a massa, cubra com um pano limpo e deixe crescer por cerca de 1h30: a massa deve dobrar de volume (eu bem 3h)
Forre uma assadeira com papel manteiga, unte levemente o papel e polvilhe a superfície com fubá.
Divida em 6 pedaços do mesmo peso (cerca de 85g), modele-os em bolas regulares e coloque-os na assadeira preparada, deixando pelo menos 10 cm de distância entre eles. Unte levemente a superfície das bolinhas (o ideal é usar um borrifador mas com os dedos também funciona) e polvilhe com uma camada de fubá. Cubra com um pano de prato e deixe descansar por 1 hora a 1 hora e 30 minutos ou até que as bolinhas tenham praticamente dobrado de tamanho (a massa vai inchar na altura e um pouco na largura).
Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto e pré-aqueça o forno na grade 6 (180°C) no centro.
Assim que algumas gotas de água derramadas na panela começarem a chiar e evaporar, pincele a panela levemente com óleo neutro e depois transfira delicadamente os muffins um a um usando uma espátula larga de metal, deixando pelo menos 3 cm entre eles.
Nota: dependendo do tamanho da forma, pode cozinhar 2 a 3 queques ao mesmo tempo. Certifique-se de cobrir os muffins no prato com filme plástico ou um pano de prato para evitar a formação de uma crosta na superfície que prejudicaria o desenvolvimento dos muffins durante o cozimento.
Cozinhe por pelo menos 5 minutos ou até que o fundo do muffin adquira uma cor marrom dourada profunda. Vire delicadamente os muffins com a espátula e cozinhe o segundo lado por 5 minutos como antes.
Assim que os muffins estiverem cozidos dos dois lados, transfira-os para uma assadeira e asse imediatamente por 5 minutos para garantir que o centro esteja bem cozido. Enquanto isso, asse os muffins restantes como na primeira série.
Nota: os queques alouram rapidamente na frigideira, mas não caiam na tentação de os virar demasiado cedo, senão ficam achatados e com uma textura densa. P. Reinhart diz para deixá-los assar “até que o fundo do muffin não possa cozinhar mais sem queimar”. Isso pode parecer subjetivo, mas na prática funciona por si só!
Arrefeça os muffins sobre uma grelha e espere 30 minutos antes de os cortar em 2, de preferência com um ou dois garfos, costas com costas, para obter o aspecto mítico do verdadeiro muffin inglês.