Aqui está um pequeno assassino, chocolate e manteiga de amendoim, uma combinação vencedora que vai fazer você querer voltar e pegar um pedaço daquele brownie. Para este brownie não há manteiga, nem ovo tão perfeito para os intolerantes ao ovo, e o ingrediente misterioso é a batata-doce. Para os mais cépticos, garanto-vos que não cheira nada a batata-doce, apenas confere suavidade e também lhe dá uma boa consciência ao comer uma 2ª fatia de brownie! Bem, ainda não é light, dada a quantidade de manteiga de amendoim!
Uma receita que me surpreendeu positivamente e que pretendo repetir. Encontrei essa delícia no lolo tambouille, só acrescentei nozes picadas. Se você está se perguntando por que a batata-doce é assada no forno, isso permite que você tenha um purê seco ao contrário de se a batata-doce tivesse sido cozida em água.
Ingredientes : para um molde de 20 x 20 cm
- 200 g purê de batata doce (cerca de 1 batata doce grande)
- 100g de açúcar mascavo
- 100 g de achocolatado
- 30g de farinha
- 150 g de amendoim ou caju ou manteiga de amêndoa
- 80g de pecans picadas
- 1 colher de chá de baunilha líquida
- 1 pitada de flor de sal
Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Descasque e corte a batata-doce em rodelas. Disponha-os sobre uma placa de alumínio perfurada coberta com um pano silpat. Asse por 30 minutos. A batata-doce deve ficar macia. Verifique o cozimento com a ponta de uma faca que deve entrar facilmente.
Depois de cozidas, esmague as rodelas de batata-doce. Despeje este purê em uma saladeira.
Adicione o açúcar mascavo e bata bem. Adicione a manteiga de amendoim, misture bem.
Adicione o chocolate derretido e misture novamente.
Por fim, adicione a farinha, o extrato de baunilha e a flor de sal. Em seguida, adicione as nozes picadas. Espalhe o preparado numa forma quadrada de 20x20cm untada com manteiga.
Asse por 20 minutos a 180°C. Deixe esfriar antes de desfrutar.