Butternut gratinado com sálvia

Este gratinado é super bom, bem aromatizado com alho e sálvia. Sou fã, e o meu filho de 16 meses adorou, até pediu mais, por isso convido-vos a experimentar esta receita, perfeita para acompanhar aves. No momento preciso pensar em fazer pratos que meu pequeno Ewen e nós possamos comer porque ele está na fase dele, quero comer como mamãe e papai… e nada mais… seria muito fácil! Achei essa receita no blgo do quase bom pra casar. Admito que a foto não faz jus ao prato, mas é difícil tirar uma boa foto de um gratinado, e garanto, esse gratinado está derretendo e super bom!

Butternut gratinado com sálvia

Ingredientes : para 6 pessoas

  • 1 abobrinha
  • 100 g Comté ralado
  • 2 cebolas pequenas
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de mostarda à moda antiga
  • 8 folhas de sálvia
  • 25cl natas para bater
  • 30cl de leite
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal e pimenta

Preparação :

Começamos por preparar a abóbora: enxaguamos, abrimos, semeamos e descascamos, antes de cortar em rodelas finas com um bandolim, ou com uma faca para mim. As fatias são distribuídas sobrepondo-as em fileiras escalonadas em um prato gratinado.

Descasque as cebolas e pique-as finamente. Aqueça o azeite em uma panela pequena e frite as cebolas até começarem a dourar. Polvilhe-os sobre a abóbora, no prato gratinado.

Descasque os dentes de alho, parta-os ao meio e esmague-os, por exemplo, batendo na superfície com a lâmina da faca.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Despeje o creme líquido e o leite em uma panela pequena, acrescente os dentes de alho amassados ​​e 4 folhas de sálvia, leve ao fogo sem deixar ferver. Pouco antes de ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Após a infusão, retire os dentes de alho e as folhas de sálvia (esponjamos e reservamos para mais tarde). Dissolva a mostarda na mistura de creme de leite.

Polvilhe a forma do gratinado com o creme de mostarda, incline a forma para que chegue a todo o lado, cubra com queijo Comté ralado e coloque as 8 folhas de sálvia por cima.

Cobrimos o prato com papel alumínio e levamos ao forno por 20 minutos. Após esta 1ª volta, abaixe a temperatura do forno para 180°C e continue cozinhando por mais 20 minutos. Após esta 2ª volta, retire o papel de alumínio e volte ao forno para uma volta final de 20 minutos, ou seja, 1 hora de cozedura no total.

Você está aqui:

Utilizamos cookies para lhe oferecer a melhor experiência em nosso site. Ao continuar a navegar, você confirma que aceita estes termos.