Tive uma vontade furiosa de comprar um aipo, depois da minha receita de aipo panado, aqui fica uma receita improvisada. E o resultado é um sucesso, todos nós adoramos, ficam super macios e deliciosos com o queijo (reparem na foto do interior, no fundo do artigo)! Também é uma boa maneira de fazer com que as crianças recalcitrantes comam vegetais sem que elas percebam.
Estes croquetes são feitos de meio aipo, meio puré de batata e queijo ralado… super simples. Esta é uma receita que fiz um mini batchcooking improvisado com minhas sobras de aipo, a outra receita é um parmentier de aipo (receita em breve)
As quantidades não são indicadas porque são feitas a olho nu, mas a ideia é ter uma massa que aguente e colocar tantas batatas quanto aipo. Para o queijo ralado fica a seu gosto, eu gosto de colocar bastante (aqui 100g para 12 croquetes)
Ingredientes :
- aipo
- batatas
- queijo ralado
- 1 ovo
- farinha (eu 3 caixas para 12 croquetes grandes)
- sal pimenta
- noz-moscada
- óleo de girassol
Preparação
Descasque e corte o aipo e as batatas em pedaços. Deve haver tantas batatas quanto aipo. Em seguida, cozinhe-os separadamente em 2 panelas de água, até que estejam derretidos (já que vamos misturá-los/esmagá-los). Observe que o aipo leva mais tempo para cozinhar do que as batatas.
Quando os legumes estiverem cozidos, escorra-os. Bata o aipo no liquidificador e amasse as batatas com um espremedor de batatas ou um garfo. Em seguida, misture os 2 purês.
Adicione sal, pimenta, noz-moscada, ovo, farinha e queijo ralado (espere o purê esfriar para adicionar o queijo). Em seguida, misture. A massa deve ficar bem unida, se a massa estiver muito líquida, adicione mais farinha.
Aqueça uma frigideira com um pouco de óleo de girassol, coloque colheres grandes de massa, alise e cozinhe em fogo médio-baixo. Quando um lado estiver dourado, vire. Reserve em papel absorvente e repita até acabar todos os ingredientes.