Para celebrar o nosso PACS em família, comi um guisado com a minha querida… tínhamos que homenagear a região onde vivemos e onde nasceu a nossa pequena ewen. Este ensopado é super bom, perfumado e a carne está derretendo, mas pode porque cozinhou bem por 6 horas. Desculpem o acompanhamento que é o arroz à cantonesa, pois esqueci de tirar a foto com o niçois ravioli que nos serviu de acompanhamento. Este ensopado foi amado por todos da minha família e agradeço ao meu querido que me ajudou a prepará-lo. Acho que faria de novo, porque é extra. Peguei a receita do blog das meninas, nas mesas, mas modifiquei um pouco a receita de acordo com os ingredientes que tinha.
Ingredientes : para 14 pessoas
- 2,5 kg de carne assada
- 200 gr de bacon
- 2 colheres de sopa. farinha
- 2 colheres de sopa. azeite
- sal pimenta
Para a marinada:
- 5 dentes de alho picados
- 3 cenouras
- 2 talos de aipo
- 2 cebolas grandes
- 4 pedaços de 5 cm de casca de laranja
- 2 bouquet garni
- 1 Colher de Sopa. noz-moscada ralada
- 12 grãos de pimenta preta rachados
- 8 cravos
- 1 L de vinho tinto encorpado
- sal pimenta
Preparação :
No dia anterior, prepare a marinada: corte a carne em cubos de cerca de 5 cm de cada lado e coloque-os em um prato grande e fundo.
Descasque as cenouras, corte-as em rodelas. Lave o aipo e pique-o. Descasque as cebolas e pique-as.
Junte todos estes legumes à carne com os alhos picados, depois o bouquet garni, as especiarias e a casca de laranja. Tempere e mexa delicadamente os pedaços de carne para que cada um fique bem coberto com os ingredientes da marinada. Cubra e deixe marinar por pelo menos 12 horas na geladeira (eu em 2 tupperwares)
No dia seguinte, retire a carne da assadeira e seque com papel toalha. Agendar.
Coe a marinada, reservando o líquido separadamente dos outros ingredientes.
Numa caçarola (de preferência de ferro fundido), aqueça o azeite e refogue os legumes da marinada e os pedaços de bacon, mexendo regularmente durante 5 minutos. Reserve em um prato.
Doure os pedaços de carne, polvilhe com 2 colheres de sopa de farinha e continue cozinhando por cerca de dez minutos, mexendo sempre (faço em 3 vezes para que a carne fique bem dourada).
Em seguida, adicione os ingredientes reservados, cozinhe por 5 minutos e despeje a marinada. Complete com água suficiente para cobrir a carne. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe bem devagar por pelo menos 3 horas (eu 3 horas no dia anterior e 3 horas no mesmo dia). Adicione água conforme necessário. No final da cozedura, prove e corrija os temperos, se necessário.
Sirva quente com ravióli de niçois, massa fresca, ou ainda um bom purê de alho e azeite.