Esta receita é matadora, a adição de chouriço no molho e a mousseline de chouriço…. Eu sou um fã. Tenho um bom pressentimento que voltarei a fazer muitas vezes esta mousseline para acompanhar legumes, massas…. De qualquer forma, vou trocar minha receita de frango basquaise pela de Cyril Lignac porque é bom demais. Até meu filho de 2 anos terminou seu prato. Comparando com a receita do Cyril Lignac, só cozei o frango mais tempo por isso acho melhor e não fiz o arroz, prefiro com tagliatelle
Ingredientes : para 4 pessoas
4 coxas de frango
1 cebola descascada
15cl de vinho branco
1 dente de alho descascado e desgerminado
2 pimentões amarelos descascados
2 pimentões vermelhos descascados
250g de tomate triturado
200g chouriço
20g de manteiga gelada em cubos
120g de creme integral
cubo de caldo de 60g
Pimenta Espelette
azeite
sal pimenta
Preparação :
Fatie a cebola e os pimentões, reserve-os separadamente.
Em uma frigideira ou caçarola bem quente, coloque um fio de azeite (acho que não precisa com a gordura do frango), coloque os pedaços de frango temperados com sal fino e pimenta moída na hora, deixe dourar de todos os lados e depois retire e reserve em um prato.
Coloque a cebola, deixe dourar, acrescente o alho, deixe refogar.
Adicione os pimentos, tempere com sal e pimenta Espelette, regue com vinho branco, reduza, cozinhe 5 a 6 minutos.
Misture e despeje os tomates esmagados. Coloque a carne, misture e tampe por 15 minutos (eu cozinhei por mais de 1 hora tampado, depois destapei para o molho reduzir)
Num tacho, deite o cubo de caldo com as natas, deixe levantar fervura, junte 50g de chouriço picado, deixe aquecer durante 10 minutos e depois junte a manteiga fria em cubos. Despeje em uma peneira sobre uma panela. Vai sobrar um pouco de chouriço na peneira, acrescente na caçarola com o frango.
De seguida, corte o chouriço restante em cubos e adicione à caçarola.
No final da cozedura do frango cozido, coloque o frango com os pimentos de molho. Sirva com o molho espumante ao lado.