Para este ano, quis fugir da tradicional galette des rois, então fiz uma galette bretã com coco e rum, que nos permite viajar um pouco (e sim, moro em uma região onde o toque de recolher é às 18h, então nem terminamos o trabalho temos que estar em casa!). Essa panqueca é deliciosa, se você gosta de manteiga e sabores exóticos, teste rapidamente essa receita que você vai adorar. Nunca pensei que fosse gostar tanto de uma galette bretã! Além disso é super fácil de fazer.
Encontrei a receita no blog de um gayzinho nos marmelos, tem várias versões diferentes no blog dele e pretendo testar. Abaixo está a minha versão
Ingredientes : Para um bolo de 24 cm de diâmetro
- 175g de farinha
- 75g de coco ralado
- 125g de manteiga com sal cortada em cubos
- raspas de limão
- 125g de açúcar
- 2 gemas + 1 gema para pincelar
- 2 colheres de sopa de rum
Preparação:
Numa tigela ou na sua superfície de trabalho, coloque a farinha e o coco, faça um buraco no centro e coloque a manteiga cortada aos pedaços, o açúcar, 2 gemas, a raspa da lima e o rum. Misture primeiro com a ponta dos dedos, trazendo a farinha para o centro, depois amasse mais francamente até obter uma boa bola de massa. Deixe a massa descansar por 1/2 hora.
Unte com manteiga uma forma de torta (de preferência de metal para a galette também cozida por baixo), coloque a bola de massa nela e amasse com os punhos para espalhar (não se esqueça do feijão – como eu – se você o preparar para a epifania) . Continue com as pontas dos dedos e a palma da mão até que o hambúrguer fino se espalhe nas bordas da forma.
Pincele com uma gema de ovo batida e depois faça riscos com um garfo para formar losangos (muito importante que é o toque estético).
Asse em forno quente a 180°C por 20 minutos (cuidado para não assar demais). Deixe arrefecer antes de desenformar (se tiver uma forma com fundo amovível) ou servir directamente na travessa.