Aqui está uma deliciosa receita de pasta de limão, super fácil de fazer. Quanto aos ingredientes, é preciso pedir pectina amarela e glicose pela internet, ou ir a uma loja especializada em cozinha. Mas em termos de sabor, você não ficará desapontado… Eu não gosto de geleias de frutas compradas em lojas, e essas são de morrer.
É importante deixar as geleias de frutas secar ao ar livre por 2 a 3 dias, e virá-las todos os dias, para que não vazem.
Encontrei esta receita no blog de bolos e culinária Rachida
Ingredientes para 26 peças
- 250ml de suco de limão fresco
- As raspas de 5 limões (aquelas usadas para extrair o suco)
- 100 g de açúcar (1)
- 200g de açúcar (2)
- 100g de glicose
- 8 g de pectina amarela
- 1 colher de sopa de suco de limão (5g)
- Açúcar cristal para cobrir
Preparação :
Prepare uma pequena moldura de 14 cm envolvendo-a no fundo com película aderente. Você pode usar pequenos moldes de silicone.
Misture a pectina com os 100 g de açúcar.
Coloque o suco de limão, as raspas e a glicose em uma panela. Leve a panela ao fogo médio.
Quando a mistura estiver quente, a 40° se você tiver um termômetro, adicione o açúcar pectina em chuva enquanto mexe.
Leve ao fogo (quando a mistura começar a ferver), acrescente os 200 g de açúcar aos poucos para manter a fervura (a mistura continua fervendo). Adicione o açúcar em 3/4 vezes enquanto mistura.
Depois de incorporar todo o açúcar, use o termômetro para monitorar a temperatura. A mistura deve atingir 107°.
Retire a panela do fogo a 107° e acrescente a colher de sopa de suco de limão e misture bem. A partir daí tem que ir bem rápido porque a gelificação é feita rapidinho. Se você usar um quadro, não se preocupe.
Despeje no quadro colocado em silpat ou em impressões. Você pode passar a mistura por uma peneira para tirar as raspas de limão mas no final não tiro mais. Acrescenta sabor e você não os sente na pasta de frutas. Deixe gelar até o dia seguinte de preferência, mas depois de 2 horas as geleias de limão já estão firmes.
Desenforme e passe no açúcar cristal. Colocar num prato de servir ou colocar numa caixa, separando cada carreira com papel vegetal.