Aqui estão alguns nhoques originais que gostamos, bom meu querido que não gosta de trigo sarraceno ou beterraba não gostou muito (eu tentei mesmo assim!!!), mas meu filho e eu gostamos adoramos, principalmente com a sálvia pesto, os 2 vão muito bem juntos. E diria mesmo que estou apaixonada por este pesto, é mesmo uma delícia e bem aromatizado, tal como eu gosto (obrigada à Fada Stephanie pela sua receita de pesto) Também é uma receita perfeita para bebés (a partir de 1 ano ), meu filho é fã de nhoque, então costumo fazer nhoque de legumes, no blog já coloquei nhoque de espinafre e abóbora. Com esta receita participo do Outubro Rosa, pela luta contra o câncer de mama.
Esses nhoques são simples de fazer, mas tem que gostar de beterraba e trigo sarraceno. O uso do amido de milho é uma revelação para fazer nhoque, são bem mais fáceis de fazer e não grudam. Encontrei esta receita, novamente no último vitalfood (esta edição está cheia de receitas deliciosas)
Sempre que faço nhoque, sempre faço em grande quantidade, isso me permite congelá-los e tê-los sempre à mão. Para isso espalho meus nhoques em uma folha de papel manteiga, congelo assim. Depois de 30 minutos, transfiro para um bolso com zíper. Quando quiser comê-los, basta mergulhá-los ainda congelados em água fervente e está pronto.
Ingredientes : para 4 pessoas
Para o nhoque
- 200g de beterraba cozida
- 400g de batatas
- 1 ovo
- 100g de farinha de trigo sarraceno (acrescentei um pouco mais pois minha massa ficou pegajosa)
- 50g de amido de milho + um pouco para a superfície de trabalho
Pesto de Sálvia:
- 50g de pinhões
- 25g de folhas frescas de manjericão
- 10g de folhas de sálvia
- 1 dente de alho
- 1/2 limão espremido
- 40g de azeite extra virgem
- Sal e pimenta
Preparação:
Para o pesto de sálvia : lave e seque cuidadosamente manjericão e sálvia. Comece moendo os pinhões em um pó fino. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes e misture até ficar homogêneo. Sal e pimenta a gosto. Eu sempre congelo meu pesto em forminhas de gelo, é super prático e você pode dosar como quiser.
Para o nhoque :descasque as batatas, corte-as em cubos grandes e cozinhe-as em uma panela com água fervente, 20 a 30 min (até as batatas ficarem esfareladas). Escorra bem e amasse-os.
Corte a beterraba em cubos, misture e misture com o purê resfriado.
Adicione o ovo, a seguir incorpore a farinha de trigo sarraceno e o amido de milho, ajustando a quantidade para obter uma massa homogênea e que não grude.
Forme uma bola com a massa. Corte em 4 porções iguais. Polvilhe a superfície de trabalho com amido de milho. Forme salsichas de 2 cm de diâmetro com cada porção de massa. Corte-os em pequenas seções usando uma faca. Se desejar congelá-lo, proceda conforme indicado acima.
Leve uma panela de água salgada para ferver. Mergulhe o nhoque e deixe ferver por alguns minutos, quando o nhoque subir à superfície. Escorra-os com uma escumadeira e coloque-os numa saladeira com 20g de manteiga, misture e acrescente o pesto de sálvia. Aproveite imediatamente.