Este pão é simplesmente perfeito, a côdea é estaladiça, o miolo muito macio e além disso requer muito pouco preparo porque é um pão sem amassar. Sou fã desta receita e penso que a farei muitas vezes, obrigada à Céline do blog de Chataîgne por esta receita maravilhosa que me concilia com receitas de pastelaria. Com este pão fiz uma receita deliciosa que destaca esta bela fatia de pão, e que brevemente publicarei no blog… para não vos deixar à espera, é uma tosta de abacate!!!
Para este pão usei uma farinha multigrãos especial de sementes de Francine, que é simplesmente perfeita. Isso permite que você tenha pão de cereais (divino!!!) sem ter que comprar todas as farinhas específicas para pão. Meu pai que é o rei do pão (pão de verdade!!! amassa e tudo isso) validou totalmente a composição da farinha (e tem sim a farinha de centeio, essencial no pão de cereais).
Ingredientes :
- 500 g de farinha de trigo multigrãos Francine
- 360ml de água em temperatura ambiente
- 1,5 colheres de sopa. colher de chá de fermento de padeiro seco ou 10g de fermento fresco ou desidratado
- 7g de sal fino
Preparação :
Prepare a massa : Em um ramekin, despeje o fermento de padeiro seco e dilua com um pouco de água morna (cuidado, a água não deve estar muito quente senão mata o fermento).
Na tigela do processador de alimentos, despeje a farinha, o sal, o fermento dissolvido e o restante da água. Misture em velocidade baixa até que tudo esteja bem combinado. A massa ficará pegajosa e não formará massa, mas isso é normal. Deixe descansar por 12 horas em temperatura ambiente, com um pano sobre a tigela (eu a noite toda).
No dia seguinte (12h depois): Pré-aqueça o forno a 240 ° C, convecção, com uma caçarola de ferro fundido. Então, quando o forno estiver quente, deixe aquecer por 30 minutos para que a caçarola fique quente.
Após 30 minutos, desgaseifique levemente a massa que deve ter dobrado de volume -pelo menos-.
Forme rapidamente uma bola de massa em uma superfície de trabalho enfarinhada e coloque-a sobre papel manteiga. Faça um corte na massa com uma faca bem afiada e coloque de imediato o pão com o papel vegetal na caçarola bem quente (cuidado para não se queimar!). O papel manteiga evitará que a massa grude na assadeira.
Asse por 25 minutos coberto, retire a tampa e continue assando por 20 minutos para dourar a crosta. Retire do forno e deixe o pão esfriar em uma gradinha.