Gostamos muito dessa quiche encontrada no blog de croquant fondant gourmand, um blog que adoro porque tem muitas receitas deliciosas. Bem, como sempre não segui bem a receita, abaixo está a minha versão!!! Adicionei minibolas de mussarela porque tinha sobras na geladeira, mas você pode adicionar mais Vaca que ri.
Só tem coisas que meu monstrinho adora: ervilha, presunto e a vaca risonha. A massa da quiche é com cúrcuma e também acrescentei um pouco na mistura. Uma quiche que vai embora rapidinho, então experimente!!!
Ingredientes : para uma quiche de 28 cm de diâmetro
Massa :
- 250g de farinha
- 1 colher de sopa de açafrão
- ¼ colher de chá de sal
- 125g de manteiga amolecida
- 1 ovo
Acompanhamento:
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 chalotas
- 200g de ervilha congelada
- 200 g de presunto branco em cubos
- 4 ovos
- 25cl creme líquido
- 1 colher de chá de noz-moscada ralada
- 1 colher de chá de açafrão
- sal e pimenta moída
- 10 porções de Kiri + 8 bolinhas de mini mussarela
Preparação :
Pré-aqueça o forno a 190°C.
Massa : Misture a farinha com sal e açafrão. Adicione a manteiga amolecida e o ovo e misture até formar uma bola. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco de água. Leve à geladeira por 30 min (minha massa estava perfeita, então não precisa refrigerar).
Abra a massa entre duas folhas de película aderente. Pique a massa com um garfo e forre a forma, deixando a massa um pouco saliente no rebordo. Cubra e leve à geladeira enquanto prepara o recheio.
O preenchimento: Descasque as chalotas e pique-as finamente. Refogue-os em azeite com uma pitada de sal, até ficarem translúcidos.
Adicione as ervilhas congeladas e misture bem. Tampe e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Ajuste o tempero com sal, pimenta e deixe esfriar.
Bata os ovos e as natas com um garfo. Tempere com sal e pimenta e acrescente a noz-moscada ralada e o açafrão. Cubra o fundo da torta com as ervilhas.
Espalhe o presunto em cubos por toda a superfície. Despeje o creme de ovos.
Divida as porções de Kiri e mini mussarela e aperte-as levemente com as costas do garfo.
Asse por 35 a 45 minutos. Saboreie a tarte Kiri com ervilhas, quente ou morna com uma salada bem temperada.