Esta pasta é deliciosa e é uma óptima alternativa à famosa Nutella, cheia de óleo de palma que faz mal à saúde… mas é normalmente uma receita do famoso pasteleiro Christophe Michalak. A última vez que fiz uma receita desta, apaixonei-me pelo seu pudim de massa sem massa.
Caso contrário, vamos voltar à pasta, fiquei totalmente conquistada por esta pasta, mas estou ansioso para poder fazer esta receita novamente com um novo misturador muito mais potente. De facto, actualmente a minha massa tem um efeito estaladiço que é excelente, mas gostaria de experimentar com um creme para barrar bem liso, e para isso precisa de uma boa batedeira para fazer uma pasta de avelã e um praliné bem liso. Esta receita vem do blog de bolos e culinária de Rachida, que me convenceu a experimentá-la. Experimente, você não vai se arrepender!!!
Ingredientes: Para aproximadamente 750g
- 300 g de avelãs (120 g para o praliné e o restante para a pasta de avelãs)
- 120 açúcar
- 150 açúcar de confeiteiro
- 10 g de cacau sem açúcar (Cacao Barry)
- 150 chocolate ao leite com 40% de gordura (de preferência Jivara da Valrhona, menos doce)
- 10g de óleo de semente de uva (usei óleo de girassol)
- 25g de leite em pó
- uma pitada de sal
Preparação :
Torre as avelãs durante 15 min a 180° e retire a pele (para isso, envolva as avelãs num pano de prato, verá que as cascas se desprendem). Você pode comprá-los já podados.
Para a pasta de avelã : Pegue 120 g para fazer o praliné e misture o restante com o açúcar de confeiteiro peneirado. Misture até obter uma pasta lisa. Adicione uma colher de sopa de óleo para facilitar a mistura. Assim que a pasta de avelã estiver lisa, coloque-a em uma tigela.
Para fazer o praliné , coloque o açúcar refinado em uma panela e leve ao fogo médio para preparar um caramelo seco. Deixe o açúcar caramelizar sem mexer. Agite um pouco a panela. Retire quando o caramelo estiver dourado. Tenha cuidado, é melhor retirá-lo um pouco claro do que muito escuro porque terá um sabor amargo.
Adicione os 120 g de avelãs que reservou e misture bem para cobri-los com o caramelo. Despeje em um silpat ou em sua superfície de trabalho. Deixe esfriar um pouco e pique grosseiramente para facilitar a mistura. Bata até obter um praliné liso. Coloque em uma tigela.
Derreta o chocolate em banho-maria.
Peneire o leite em pó e o cacau sobre a pasta de avelã (Duja). Adicione a pitada de sal, o azeite, o chocolate derretido e o praliné de avelã. Misture tudo bem.
Remix em um processador de alimentos para homogeneizar e refinar tudo. Tenha cuidado para não aquecer a pasta ao misturá-la. Se você misturar por muito tempo, corre o risco de fazer a massa endurecer ou liquefazer demais. Pare assim que tiver a textura desejada e despeje em uma jarra. Você pode armazená-lo por um mês em temperatura ambiente.